FAQ

Módulo E-mail

1) Como enviar uma mensagem de e-mail?

  1. Clique na aba ExpressoMG, que se encontra no lado superior esquerdo da tela, e acesse a opção E-mail.
  2. Clique no botão do menu Compor.
  3. Se estiver acessando a aba Email, basta clicar no botão do menu Compor.
  4. Informe os dados da mensagem (destinatário, assunto, texto e anexos).
  5. Clique no botão Enviar.

2Como apagar uma mensagem de e-mail?

Existem duas maneiras de apagar uma mensagem: pela barra de ferramentas ou pelo botão direito do mouse.

Pela barra de ferramentas:

  1. Clique na aba ExpressoMG, que se encontra no lado superior esquerdo da tela, e acesse a opção E-mail.
  2. Selecione a mensagem a ser apagada.
  3. Se estiver acessando a aba Email, basta selecionar a mensagem.
  4. Clique no botão Apagar.
  5. Confirme a ação clicando na opção Sim.

Pelo botão direito do mouse:

  1. Selecione a mensagem a ser apagada.
  2. Clique com o botão direito do mouse sobre a mensagem.
  3. Clique no botão  Apagar.
  4. Confirme a ação clicando na opção Sim.

3Como responder uma mensagem de e-mail que recebi? 

Existem duas formas de responder uma mensagem: pela barra de ferramentas ou pelo botão direito do mouse.

Pela barra de ferramentas:

  1. Clique na aba ExpressoMG, que se encontra no lado superior esquerdo da tela, e acesse a opção E-mail.
  2. Selecione a mensagem a ser respondida.
  3. Se estiver acessando a aba Email, basta selecionar a mensagem.
  4. Clique no botão Responder.
  5. Descreva a resposta e clique no botão Enviar.

Pelo botão direito do mouse:

  1. Selecione a mensagem a ser respondida.
  2. Clique com o botão direito do mouse sobre a mensagem.
  3. Clique na opção Responder.
  4. Descreva a resposta e clique no botão Enviar.

4Como destacar uma mensagem de e-mail que julgo ser importante? 

Existem duas formas de destacar uma mensagem: pela barra de ferramentas ou pelo botão direito do mouse.

Pela barra de ferramentas:

  1. Clique na aba  ExpressoMG, que se encontra no lado superior esquerdo da tela, e acesse a opção E-mail.
  2. Selecione a mensagem a ser destacada.
  3. Se estiver acessando a aba Email, basta selecionar a mensagem.
  4. Na barra de ferramentas, clique na opção Alternar destaque.
  5. Para desmarcar o destaque, clique na opção Alternar destaque novamente.

Pelo botão direito do mouse:

  1. Selecione a mensagem.
  2. Clique com o botão direito do mouse sobre a mensagem.
  3. Clique na opção Alternar destaque.
  4. Para desmarcar a mensagem, clique na opção Alternar destaque lida novamente.

5Como marcar uma mensagem já lida como "não lida"?

Existem duas formas de marcar uma mensagem como “não lida”: pela barra de ferramentas ou pelo botão direito do mouse.

Pela barra de ferramentas:

  1. Clique na aba  ExpressoMG, que se encontra no lado superior esquerdo da tela, e acesse a opção E-mail.
  2. Selecione a mensagem a ser assinalada.
  3. Se estiver acessando a aba Email, basta selecionar a mensagem.
  4. Na barra de ferramentas, clique na opção Marcar lida/Não lida.
  5. Para desmarcar a mensagem, clique na opção Marcar lida/Não lida novamente.

Pelo botão direito do mouse:

  1. Selecione a mensagem a ser assinalada.
  2. Clique com o botão direito do mouse sobre a mensagem.
  3. Clique na opção Marcar lida/Não lida.
  4. Para desmarcar a mensagem, clique na opção Marcar lida/Não lida novamente

6Como inserir minha assinatura digital nas mensagens que envio?

Para que seus e-mails tenham sua assinatura, siga os passos:

  1. Clique na aba ExpressoMG, que se encontra no lado superior esquerdo da tela, e acesse a opção E-mail.
  2. No lado esquerdo da tela, clique sobre seu endereço de e-mail com o botão direito do mouse.
  3. Clique na opção Editar conta.
  4. Insira sua assinatura eletrônica.
  5. Clique no botão Ok.

7Como editar ou adicionar regras de filtros de e-mails?

  1. Clique na aba ExpressoMG, que se encontra no lado superior esquerdo da tela, e acesse a opção E-mail.
  2. No lado esquerdo da tela, clique sobre seu endereço de e-mail com o botão direito do mouse.
  3. Clique na opção Editar regras de filtro.
  4. No menu de ferramentas, clique no botão Adicionar Regra.
  5. Defina o filtro.
  6. Finalize clicando no botão Ok

8) Como pesquisar um contato pelo módulo e-mail? 

No “Contatos coletados” (e-mails já enviados pelo usuário).

  1. Com a tela compor mensagem aberta o usuário seleciona o campo destinatário;
  2.  A partir do terceiro caractere digitado, o ExpressoMG apresenta uma lista de todos usuários existentes no “Contatos coletados”, que contenha o texto informado no campo destinatário;

 No “Catálogo de endereços” (todos os usuários do ExpressoMG)

  1. Com a tela compor mensageml aberta o usuário aciona o botão “Pesquisar destinatário”;
  2. O ExpressoMG abre a pop-up “Selecionar destinatários para nova mensagem”;
  3. No campo de pesquisa no usuário informa o valor desejado e aciona o botão iniciar busca;

9) Minha caixa de e-mail está cheia, o que fazer?

Quando a caixa de e-mail está cheia não haverá espaço para recebimento de e-mails.

O primeiro passo é liberar espaço, esvaziando a lixeira e apagando e-mails desnecessários. Caso a caixa esteja muito cheia, e não permita a exclusão destes e-mails, o usuário deverá entrar em contato com o atendimento e abrir uma ocorrência para o setor responsável.

Maiores informações:

Service Desk

24 horas, inclusive sábados, domingos e feriados.

(31) 3339-1600 ou pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

Módulo Messenger

1) Como acessar o Messenger? 

  1. Clique no link Messenger (ao lado do nome o usuário) na barra de ferramentas.
  2. Clique no botão Login 

2Como adicionar contato no Messenger? 

  1. Clique no botão Adicionar Contato 
  2. Selecione o contato desejado.
  3. Acione o comando Adicionar​.

3Como separar meus contatos por grupo no Messenger? 

Com o Messenger aberto, siga os passos:

  1. Acione o comando Adicionar Grupo 
  2. Atribua um nome ao grupo.
  3. Finalize clicando no botão Incluir.

Módulo Tarefas

1) Como cadastrar uma tarefa no ExpressoMG? 

  1. Clique na aba ExpressoMG, que se encontra no lado superior esquerdo da tela.
  2. Acesse a opção Tarefas.
  3. Clique no botão do menu Adicionar Tarefa.
  4. Informe os dados da tarefa.
  5. Conclua a inclusão da tarefa clicando no botão Ok.

Obs.: É obrigatório o preenchimento dos campos Sumário e Situação.

2Como executar uma tarefa que cadastrei no ExpressoMG? 

  1. Clique na aba ExpressoMG, que se encontra no lado superior esquerdo da tela.
  2. Acesse a opção Tarefas.
  3. Abra a tarefa criada.
  4. Alterne a aba de Tarefas para Alarmes.
  5. Defina o tempo do alarme.
  6. Clique no botão Adicionar.
  7. Por fim, clique no botão Ok​.

3Como alterar uma tarefa que cadastrei no ExpressoMG? 

A alteração de uma tarefa pode ser realizada de duas formas: pela barra de ferramentas ou pelo botão direito do mouse.

Pela barra de ferramentas:

  1. Clique na aba ExpressoMG, que se encontra no lado superior esquerdo da tela.
  2. Acesse a opção Tarefas.
  3. Selecione a tarefa desejada.
  4. Clique no botão Editar Tarefa.
  5. Faça as alterações desejadas nos dados da tarefa.
  6. Clique no botão Ok.

Pelo botão direito do mouse:

Com a guia Tarefas aberta:

  1. Selecione a tarefa desejada.
  2. Clique com o botão direito do mouse sobre a tarefa.
  3. Clique no botão Editar Tarefa.
  4. Faça as alterações desejadas nos dados da tarefa.
  5. Clique no botão Ok.

4Como excluir uma tarefa que cadastrei no ExpressoMG?

A exclusão de uma tarefa pode ser realizada de duas formas: pela barra de ferramentas ou pelo botão direito do mouse.

Pela barra de ferramentas:

  1. Clique na aba  ExpressoMG, que se encontra no lado superior esquerdo da tela.
  2. Acesse a opção Tarefas.
  3. Selecione a tarefa a ser excluída.
  4. Clique no botão Apagar Tarefa.
  5. Clique na opção “Sim” para confirmar a exclusão.

Pelo botão direito do mouse:

Com a guia de Tarefas aberta:

  1. Selecione a tarefa a ser excluída.
  2. Clique com o botão direito do mouse sobre a tarefa.
  3. Clique no botão Apagar Tarefa.
  4. Clique na opção “Sim” para confirmar a exclusão.

Módulo Calendário

1) Como cadastrar um evento no ExpressoMG? 

  1. Clique na aba ExpressoMG, que se encontra no lado superior esquerdo da tela.
  2. Acesse a opção Calendário.
  3. Clique no botão do menu Adicionar Evento.
  4. Selecione a opção Novo Evento.
  5. Informe os dados do evento e selecione os participantes, se for o caso.
  6. Salve o evento clicando no botão Ok.

2Como alterar um evento cadastrado no ExpressoMG? 

  1. Clique na aba ExpressoMG, que se encontra no lado superior esquerdo da tela.
  2. Acesse a opção Calendário.
  3. Dê um duplo clique no evento desejado.
  4. Faça a alteração nos dados do evento.
  5. Clique no botão Ok​.

3Como excluir um evento cadastrado no ExpressoMG?

  1. Clique na aba ExpressoMG, que se encontra no lado superior esquerdo da tela.
  2. Acesse a opção Calendário.
  3. Selecione o evento a ser excluído.
  4. Clique no botão Apagar Evento.
  5. Clique na opção "Sim" para confirmar a exclusão.

4Como alterar o Organizador de um evento cadastrado no ExpressoMG? 

  1. Clique na aba ExpressoMG, que se encontra no lado superior esquerdo da tela.
  2. Acesse a opção Calendário.
  3. Dê um duplo clique no evento desejado.
  4. Faça a alteração do campo Organizador na parte inferior da tela.
  5. Clique no botão Ok​.

5Quem pode mudar o Organizador de um evento?

Somente quem criou o evento e o Organizador atual.

Módulo Webconferência

1) Como criar uma Webconferência no ExpressoMG? 

  1. Clique na aba  ExpressoMG, que se encontra no lado superior esquerdo da tela.
  2. Acesse a opção Webconferência.
  3. Informe no campo Título o nome da Webconferência.
  4. Clique no botão Criar.
  5. Na janela de confirmação, clique na opção "Sim".

2Como adicionar usuários na sala de Webconferência? 

Com sala de webconferência já criada e aberta, siga os passos:

  1. No menu de ferramentas da Webconferência, clique no botão Adicionar Usuário.
  2. Selecione os usuários para a sala da Webconferência.
  3. Clique no botão do menu Convidar usuários.
  4. Selecione o tipo de convidado: como “Participante” ou como “Moderador”.
  5. Quando terminar de enviar os convites, clique no botão Fechar.
  6. O sistema exibirá a mensagem de êxito do convite.

Obs: O usuário receberá no seu e-mail o convite para participar da Webconferência.

Sistema de Segurança Corporativo - SSC

1) Como cadastrar ou alterar meu E-mail Secundário?

Os passos para cadastro e edição do E-mail Secundário são os mesmos.

Para usuários conectados à rede governo.

  1. Acesse o endereço do Sistema de Segurança Corporativo - SSC: https://admin.ssc.prodemge.gov.br.
  2. Efetue o Login.
  3. Na barra de ferramentas, clique na opção Gerir -> Dados Pessoais -> Alterar E-mail Secundário.
  4. Altere o e-mail secundário.
  5. Conclua a alteração clicando no botão Salvar.

Caso não tenha acesso à rede governo, entrar em contato com o Service Desk da Prodemge - (31) 3339-1600 ou pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

2Como cadastrar ou alterar minhas Perguntas Secretas?

Os passos para cadastro e edição das Perguntas Secretas são os mesmos.

Para usuários conectados à rede governo.

  1. Acesse o endereço do Sistema de Segurança Corporativo - SSC: https://admin.ssc.prodemge.gov.br.
  2. Efetue o Login.
  3. Na barra de ferramentas, clique na opção Gerir -> Dados Pessoais -> Alterar Perguntas Secretas.
  4. Clique no botão Voltar para Edição, que se encontra no lado superior direito da tela.
  5. Altere as perguntas secretas e as responda.
  6. Conclua a alteração clicando no botão Salvar.

Caso não tenha acesso à rede governo, entrar em contato com o Service Desk da Prodemge - (31) 3339-1600 ou pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

3Como recuperar minha senha?

Existem duas formas de recuperar senha: por meio de Perguntas Secretas ou por meio de E-mail Alternativo.

Na tela inicial, siga os passos:

Por meio de Perguntas Secretas:

  1. Clique no link Esqueceu sua Senha?
  2. Informe o CPF.
  3. Clique no botão Buscar.
  4. Responda as perguntas secretas previamente cadastradas.
  5. Clique no botão Solicitar.
  6. Clique no botão Alterar Senha.
  7. Informe a nova senha, observando as regras de formatação de senha.
  8. Clique no botão Salvar.
  9. Conclua a troca de senha clicando no botão Ok.

Por meio de E-mail Alternativo:

  1. Clique no link Esqueceu sua Senha?
  2. Informe o CPF.
  3. Clique no botão Buscar.
  4. Informe o e-mail alternativo cadastrado.
  5. Clique no botão Solicitar envio por e-mail.
  6. Clique no botão OK de confirmação de envio do e-mail.
  7. Abra o e-mail alternativo.
  8. Clique no link Redefinir Senha.
  9. Informe a nova senha, observando as regras de formatação de senha.
  10. Clique no botão Salvar.
  11. Conclua a troca de senha clicando no botão Ok.

Obs: Caso o usuário seja bloqueado, deverá entrar em contato com o Gestor de Segurança ou com o Administrador do Módulo/Aplicação para a liberação.

4Como alterar minha senha?

Existem duas maneiras de alterar sua senha: antes ou depois de acessar o ExpressoMG.

Antes de acessar o ExpressoMG:

  1. Acesse o endereço do Sistema de Segurança Corporativo - SSC: https://admin.ssc.prodemge.gov.br.
  2. Efetue o Login.
  3. Na barra de ferramentas, clique na opção Gerir -> Dados Pessoais -> Alterar Senha.
  4. Informe a senha atual e a nova senha.
  5. Clique no botão Salvar.
  6. Conclua a troca de senha clicando no botão Ok.

Depois de acessar o ExpressoMG:

  1. Clique na aba ExpressoMG, que se encontra no lado superior esquerdo da tela.
  2. Acesse a opção Alterar Senha.
  3. Informe a senha atual e a nova senha.
  4. Clique no botão Salvar.
  5. Conclua a troca de senha clicando no botão Ok.

Obs: Caso o usuário seja bloqueado, deverá entrar em contato com o Gestor de Segurança ou com o Administrador do Módulo/Aplicação para a liberação.

5) Usuário bloqueado. O que fazer?

Caso o usuário seja bloqueado, deverá entrar em contato com o Gestor de Segurança ou com o Administrador do Módulo/Aplicação do seu órgão para a liberação.

Maiores informações:

Service Desk

24 horas, inclusive sábados, domingos e feriados.

(31) 3339-1600 ou pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.